#AvantiPalmeiras

A Torcida do Palmeiras não é Moda é Raiz - Somos 20 Milhões de Palmeirenses sem Mídia - Quase um Século de Paixão Verdadeira - Campeão Mundial de 1951 - Octa-Campeão Brasileiro - Campeão do Século XX .

sábado

Verdão caminha para bater recordes e fazer campanha histórica na Série B

Gilson Kleina - Treino do Palmeiras (Foto: Tom Dib/LANCE!Press)
Os números do Palmeiras até agora na Série B animam. Líder e com aproveitamento de 83,3% dos pontos após 16 rodadas, o Alviverde entra em campo para enfrentar o Boa, neste sábado, em Varginha, às 16h20, e manter-se dominando o torneio.

Invicto há 12 jogos, o time do técnico Gilson Kleina chegou a sete vitórias seguidas no ano e se aproxima da melhor sequência desde 2009. Naquela temporada, venceu os primeiros nove confrontos, entre Paulista e Libertadores.

Na Série B, entre os vários recordes que o Verdão briga para derrubar, o mais próximo é tornar-se o time com a melhor campanha de primeiro turno desde que a divisão de acesso é disputada em pontos corridos (2006). O Vitória ainda detém a marca, com a campanha do ano passado, quando fez 44 pontos. Para ultrapassar, resta ao Verdão somar mais quatro pontos nos três jogos do turno 

Mas, ao menos no discurso, Gilson Kleina mostra que não pensa nas marcas que a sua equipe pode quebrar. Para manter o foco de seus comandados, ele citou o exemplo do Rubro-Negro baiano. Apesar da boa campanha na primeira metade da Série B no ano passado, o rendimento caiu no returno e o time garantiu o acesso apenas na última rodada.

- Não falamos disso. No fim da rodada, se isto se aproximar, podemos olhar as estatísticas. Mas em todos os jogos temos que entrar mobilizados. O que passamos é que o Vitória fez a melhor campanha no ano passado, mas se classificou no fim, trocou de técnico... Não pode relaxar nunca - avisou o técnico alviverde.

Veja abaixo os números que o Verdão pode bater:

44 pontos
É o melhor turno na história da Série B nos pontos corridos: Vitória, em 2012. Faltam só quatro pontos, e três jogos.

77,3% de aproveitamento
É a melhor campanha da história da Série B: Atlético-PR, em 1995. Verdão, que fez 74,3% em 2003, tem hoje 83,3% dos pontos.

85 pontos
É o recorde da história da Série B: Corinthians, em 2008. Verdão, com 40, pode chegar à metade antes de virar o turno.

25 vitórias
É o recorde na Série B de pontos corridos, também do Corinthians, em 2008. Verdão já passou da metade: 13.

82 gols
É o recorde na Série B de pontos corridos, com a Portuguesa, em 2011. Com 2,12 de média por jogo, Verdão (34 gols) chegaria a 80.

29 gols
sofreram Vasco (09) e Corinthians (08), melhores defesas dos pontos corridos na Série B. Verdão tem melhor atual: 12.

9 vitórias seguidas
É a última grande série do Palmeiras, obtida com Vanderlei Luxemburgo, em 2009. Faltam duas para Kleina igualar.


Gilcione Nonato Costa, matemático da UFMGvê time a oito vitórias de voltar para a Série A

Provavelmente teremos dois times com 63 pontos no final da Série B, sendo que um se classificando e o outro, não. Então, estatisticamente, um time com 64 pontos deve se classificar.

O Palmeiras já desponta como o favorito para ser campeão, com 54,1% de chances. A soma das chances de todos os demais times é inferior às chances de o Palmeiras levar o título da competição.

Em relação à disputa para voltar à Primeira Divisão, o Palmeiras tem 94% de chances de acesso. O clube está a oito vitórias de voltar à Série A. Então, a não ser que haja uma tragédia no rumo da Série B, o retorno do Palmeiras está muito bem encaminhado.

O quinto colocado, o América-MG, empatado com o Boa, tem 26 pontos em 16 jogos, 14 pontos atrás do Palmeiras. O problema é que o Coelho é um time com muitos altos e baixos. Quando mais se espera, ele perde. Então, é muito difícil o clube passar o Verdão na tabela.

Dada sua regularidade, sua campanha,  é muito difícil que o Palmeiras não se classifique.

Nenhum comentário: