#AvantiPalmeiras

A Torcida do Palmeiras não é Moda é Raiz - Somos 20 Milhões de Palmeirenses sem Mídia - Quase um Século de Paixão Verdadeira - Campeão Mundial de 1951 - Octa-Campeão Brasileiro - Campeão do Século XX .

quarta-feira

Verdão reformula base e envia emissários atrás de talentos pelo país

Erasmo Damiani Palmeiras (Foto: Marcelo Prado)Erasmo Damiani, coordenador geral das
categorias de base do Verdão 
O Palmeiras faz uma reformulação na sua base e a mais nova medida no Centro de Formação de Atletas é a criação de um departamento de observação e captação externa. Agora, funcionários vão viajar pelo interior do Brasil, para fazer avaliações de jogadores com talento, que possam ser aproveitados nas categorias inferiores.
- Não podemos ficar sentados esperando informações. Os clubes no Brasil têm esse departamento bem ativo, estávamos carentes. Estamos no início e já tivemos retorno. Temos jogadores aqui que foram vistos na captação. É fundamental para no futuro termos algum retorno - diz Erasmo Damiani, coordenador geral das categorias de base, em entrevista ao site oficial do clube.
Palhinha, um dos responsáveis pelas avaliações, iniciadas entre março e abril, lembra que com esse trabalho o clube chegará a jogadores que antes não tinham acesso ao Palmeiras. A outra vantagem é eliminar o intermediário nas negociações, pois caso um talento seja aproveitado a conversa ocorre de forma direta, sem a participação de empresários.
- Nossa observação é mais para o lado técnico. Vemos em média 300 meninos por projeto, e os que são selecionados têm garantido pelo menos uma semana sendo observados na categoria. Dentro do ambiente do clube, após o período de avaliação, sentamos com o treinador, o coordenador, e tomamos uma decisão. Se tivermos dúvidas, damos mais tempo a ele. É um processo longo, e a margem de erro é pequena - explica Palhinha.
Agora, o próximo passo é ampliar o número de profissionais nesse departamento para cinco funcionários. O objetivo é também observar talentos das categorias de base do futsal, modalidade conhecida por revelar atletas como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Neymar, entre outros craques.
- Muitos atletas não tinham oportunidade, só o sonho de jogar no Palmeiras. Buscamos esses garotos, e vamos peneirando, observando os que tenham potencial. Observamos centenas de jogadores em cada projeto que visitamos. Temos contatos em clubes pelo Brasil todo, e acionamos e somos acionados o tempo todo para fazermos avaliações - afirma Beto Médice, outro avaliador do departamento.
Dos 40 jogadores do atual elenco profissional do técnico Gilson Kleina, 14 são atletas revelados na base do Palmeiras. São eles: os goleiros Bruno, Raphael Alemão e Fábio, o lateral Luis Felipe, os zagueiros Luiz Gustavo e Marcos Vinicius, o volante João Denoni, os meias Bruno Dybal, Diego Souza, Edilson e Patrick Vieira, além dos atacantes Emerson, Caio e Vinicius. Alguns deles, porém, pode ser emprestada ou negociada depois da volta aos trabalhos do plantel, marcada para a manhã desta quinta-feira, na Academia de Futebol.

Nenhum comentário: