#AvantiPalmeiras

A Torcida do Palmeiras não é Moda é Raiz - Somos 20 Milhões de Palmeirenses sem Mídia - Quase um Século de Paixão Verdadeira - Campeão Mundial de 1951 - Octa-Campeão Brasileiro - Campeão do Século XX .

sábado

Basquete estreia no Paulista 85 anos após primeiro título

Atletas do título paulista de 1928
O Palmeiras/Meltex está pronto para a estreia no Campeonato Paulista de Basquete, neste sábado (3), às 18h, em Bauru, contra a equipe da casa. A partida que marca oficialmente o início da temporada para o Verdão, acontece 85 anos depois do primeiro título do basquete palmeirense, conquistado em 1928.
Fundado em 1923, o departamento de "bola ao cesto" da S.E. Palmeiras foi fundado pelos associados Nicolino Spina e Estevam J. Stratta, dois grandes incentivadores da modalidade em todo o país. O basquete, aliás, foi o segundo esporte coletivo a ser introduzido no clube, atrás apenas do futebol. E em 1928 um verdadeiro esquadrão era formado, com a presença de nomes de destaque, como Vicente Caropreso, Oscar Paolillo, De Lucca (Quillin), Renato, Armando de Lucca e Heitor Marcelino, um dos maiores jogadores de futebol da história do clube, que brilhou também em quadra, com a bola nas mãos.
A conquista do Campeonato Paulista de 1928 abriu caminho para outros inúmeros feitos no basquete, como outros 11 campeonatos estaduais, o brasileiro de 1977, o Rio x São Paulo de 1933, 1958, 1959 e 1962, a Copa Interamericana de 1974, entre outros tantos.
“O Palmeiras é um dos maiores clubes de basquete, sem dúvida alguma. Sua tradição pode ser evidenciada pelos grandes jogadores que passaram pelo time e marcaram seus nomes na história, com números expressivos e grandes conquistas”, destaca o experiente Ênio Vecchi, jogador do Palmeiras na década de 1970 e atual treinador da equipe.
Com um intenso trabalho nas categorias de base ao longo dos anos, o Palmeiras revelou inúmeros talentos para e, em 2002, figurou entre as melhores equipes de basquete de todos os tempos, segundo ranking divulgado pela Federação Paulista, em conjunto com a Confederação Brasileira de Basquete.
Recentemente, o time adulto voltou a disputar campeonatos de destaque, como o Paulista e o Brasileiro, atual NBB (Novo Basquete Brasil). Na temporada 2012/2013, por exemplo, foi destaque no segundo turno da competição nacional e manteve-se invicto em casa, no Ginásio do Palestra Itália, por nove partidas.
Graças à Meltex Franchising, nova patrocinadora alviverde, surge para a temporada 2013/2014 do basquetebol nacional o Palmeiras/Meltex, pronto para a disputa do Campeonato Paulista e também do NBB-6.

Comissão técnica da equipe palmeirense
O técnico Ênio Vecchi acredita que o Palmeiras/Meltex possa cumprir um bom papel no Paulista, já a partir deste sábado (3). Com toda a sua experiência, preparou o time por mais de um mês e reforça o desejo de todos no clube: a equipe brigará muito pelas primeiras posições.
“Os trabalhos de preparação foram muito bem desenvolvidos, com os jogadores entendendo o que estamos passando cada vez mais. Tenho certeza que o Palmeiras honrará suas tradições e, com o patrocínio da Meltex e toda a estrutura oferecida, temos como brigar forte pelos Playoffs e sempre buscar as primeiras colocações”, afirmou.
O duelo do fim de semana colocará o Palmeiras/Meltex diante do terceiro colocado do último NBB, o Paschoalotto/Bauru, que jogará em casa, no Ginásio Panela de Pressão, em busca da segunda vitória no Paulista, já que derrotou Liga Sorocabana na estreia.
“O Bauru é uma grande equipe e conta com novos reforços, assim como o Palmeiras. Será uma partida muito difícil, de erros e acertos para ambos os lados, mas vamos buscar nossa primeira vitória, mesmo jogando na casa do adversário”, concluiu Ênio Vecchi.
Assim que chegaram a Bauru, no início da noite desta sexta-feira (2), os jogadores do Palmeiras/Meltex treinaram no palco da partida e logo depois seguiram para a concentração. A partir da primeira rodada do Estadual, os atletas esperam a mesma inspiração do time que levantou justamente a primeira taça de basquete para o clube.

Nenhum comentário: